Inova Energia



Sensores de Fibra Óptica Integrados ao Invólucro Isolante dos Para-raios de Média Tensão para Monitorar Parâmetros Elétricos para Redes Inteligentes

Este projeto propõe a incorporação de novos sensores ópticos para medição de tensão, corrente nominal e transitória, em conjunto com para-raios de média tensão. Acrescentando um novo elemento de valor que associado a sistemas de interrogação e comunicação constituem em um conjunto de medição leve, compacto.

Dada a alocação estratégica e disseminada dos para-raios ao longo das redes de distribuição, na proteção contra surtos de transformadores, chaves, terminais de linhas, junções cabo e linha aéreas este novo elemento possui ampla gama de aplicação nas redes de distribuição sem requerer nenhuma modificação estrutural nos postes e demais sistemas. Apresenta-se assim um produto altamente inovador que será um componente chave no novo paradigma das redes inteligentes ao permitir acessar, através das informações medidas, em múltiplos pontos, o estado da rede a qualquer momento. O produto apresenta assim uma solução à demanda do mercado das novas redes inteligentes com as seguintes vantagens: está incorporado a um elemento de rede, agrega valor e sua inserção não gera solicitações mecânicas pela sua aplicação. Finalmente a associação com o para-raios contribuem positivamente para sua disseminação por ser um equipamento conhecido pelos principais clientes.

Tecnicamente o novo produto tem por base princípios físicos já bem estabelecidos e demonstrados, inclusive em algumas aplicações de alta-tensão, como por exemplo o Efeito de Faraday. Assim, o principal desafio tecnológico é associado a miniaturização e incorporação dos sensores ao elemento para-raios, dentro de desempenho e custo em níveis aceitáveis.