Os projetos de P&D consistem no desenvolvimento de inovações para fazer frente aos desafios tecnológicos e de mercado das empresas de energia elétrica. Pela lei, as concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica são obrigadas a investir parte de sua receita operacional líquida (mínimo de 0,25%) em pesquisa e desenvolvimento.

Com a expansão e modernização o sistema elétrico brasileiro necessita de novas tecnologias devido ao alto grau de complexidade dos novos desafios, exigindo das concessionárias maior eficiência, como redução de tarifas e respeito às leis ambientais. Com base nesse cenário, surge uma demanda crescente para empresas capacitadas a fornecer serviços de pesquisa e desenvolvimento.

A inovação é o caminho para abertura de mercado e de introdução dos novos produtos e serviços da HVEX. No último ano a empresa tem desenvolvido bancadas de ensaio, geradores de impulso de tensão e/ou corrente, divisores resistivos, esfera de corte, capacitor padrão entre outros, substituindo aqueles anteriormente importados pelo mercado nacional. Além disso, lançou um sistema de correção de fator de potência utilizando metodologia e aplicações inovadoras

Por estes motivos a HVEX tem desenvolvido parcerias com fabricantes nacionais e internacionais de equipamentos e sistemas de medição a fim de sanar carências do setor elétrico nacional.

Somado a isto a empresa investe no âmbito de desenvolver novos produtos para esta área e busca a formalização de novos projetos de P&D´s com concessionárias de energia.