Sebrae



Medidor de Qualidade de Energia

As concessionárias de energia elétricas têm definido atualmente a qualidade de energia com base a indicadores estatísticos e dos limites de variação de tensão estabelecidos pelas portarias da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Para o consumidor final a qualidade de energia é dispor do produto de forma contínua e eficiente. De um modo geral a qualidade de energia tem sido empregada para englobar uma grande variedade de distúrbios nos sistemas elétricos, os quais sempre foram objetos de preocupação das concessionárias e indústrias.

O produto desenvolvido tem como objetivo auxiliar na avaliação de redes elétricas diversas, efetuando medições e análises detalhadas dos parâmetros das redes. Essas medições permitem que as equipes de manutenção e planejamento tomem decisões importantes como a intervenção em determinada parte do sistema ou a adoção de medidas de mitigação de problemas detectados na rede elétrica. Além disso, as informações disponibilizadas pelo medidor podem auxiliar nos projetos de expansão de redes elétricas, além de permitir a realização de pesquisas avançadas por instituições acadêmicas.

O medidor de qualidade da HVEX inova principalmente nas funcionalidades relacionadas à interface e comunicação, que são justamente os pontos fracos dos equipamentos disponíveis no mercado. Estes equipamentos, mesmos nas versões topo de linha, possuem interface e métodos de comunicação arcaicos, comprometendo consideravelmente a eficiência em sua operação.

As inovações propostas pela HVEX trarão ao mercado um novo conceito de operação deste tipo de equipamento, resultando em elevados ganhos de produtividade durante a realização das medições e análises. O display gráfico de alta resolução deverá ter dimensão mínima de 7 polegadas e resolução mínima de 800x600 em cores, permitindo a visualização de análises gráficas de alta qualidade e precisão, dispensando inclusive a necessidade de se utilizar um software auxiliar em um PC, como é o caso dos equipamentos existentes no mercado.

Automação do Ensaio de Elevação de Temperatura em Transformadores

O projeto consiste na automação do ensaio descrito e normatizado pela ABNT NBR5356-2, Transformadores de Potência – Parte 2: Aquecimento, de dezembro de 2007. O ensaio de elevação de temperatura possui dois objetivos: determinação da elevação da temperatura do topo do óleo em regime permanente e estabelecer a elevação de temperatura média dos enrolamentos à corrente nominal.

Compensador Dinâmico de Reativo e Regulador de Tensão para Baixa Tensão

Dispositivo capaz de compensar reativos e regular a tensão de um sistema de distribuição de baixa tensão dinamicamente, melhorando o desempenho do sistema para as diversas condições de operação ao longo do dia através do monitoramento das tensões e correntes de cada fase e chaveamento estático de bancos de capacitores controlado por microprocessamento.

A estrutura do dispositivo consiste em transdutores de tensão e corrente instalados nos terminais do secundário do transformador de distribuição, onde os mesmos são conectados ao módulo principal contendo as chaves estáticas, o controlador microprocessado e o banco de capacitores.