background

Smart Trafo

O Smart Trafo foi desenvolvido para integrar os transformadores de energia elétrica de redes de distribuição com as redes inteligentes (Smart Grid).

equipment Image

Smart Trafo

Este equipamento envia informações em tempo real permitindo a administração remota de dados importantes da rede elétrica como: tensão, corrente, potência passante, energia, temperatura, sobrecarga entre outros, mapeando seu funcionamento, prevendo a vida útil dos ativos e aferindo perdas técnicas e não técnicas.

Por ser um medidor semi-distribuído proporciona-se o balanço energético entre o alimentador e os centros de consumo ao embarcá-los nos transformadores de distribuição. O equipamento envia os dados de forma remota, melhora a estrutura de informação com previsões sistêmicas e faturamento horo sazonal.

Vantagens

O usuário pode alterar o modo de comunicação, basta desconectar a placa de comunicação de seus terminais e substituí-la por aquela que suporte a tecnologia de comunicação desejada.

WI-FI

Normatizada pela IEEE 802.11 que define os protocolos relacionados. Esse tipo de comunicação pode ser implementado em diferentes níveis de frequência, porém a mais comum, e também aplicada ao Smart Trafo, é a de 2,4 GHz.

GSM

Se destaca pela vasta área de cobertura, de acordo com a cobertura da operadora de telefonia. A placa de comunicação GSM do Smart Trafo pode funcionar em frequências de 900 MHz e 1800 MHz.

LORA

A comunicação com suporte para LoRa opera à frequência de 915 MHz e possui alcance de 5 a 15 km, de acordo com as barreiras urbanas entre o local de instalação e o Gateway.

LTE

Assim como a GSM, a comunicação por rede LTE também possui ampla cobertura no Brasil. Quanto à frequência de Operação, o Smart Trafo é preparado para todas as operadoras de telefonia do Brasil.

Benefícios de utilizar o smart trafo

Histórico de consumo e gastos;

Auto-diagnóstico do transformador;

Propõe um novo padrão de medidor ideal para consumidores comerciais, industriais e redes com perdas não técnicas

À prova de fraude, uma vez que os instrumentos de medição serão internos ao transformador;

Rede de sensores em torno da placa acusarão tentativa de fraude;

Ganho na qualidade de análise ao reduzir o espaço amostral de coleta.

Equipment Image

Caracteristícas Técnicas

INFORMAÇÕESESPECIFICAÇÕES
AplicaçãoMonofásico, bifásico e trifásico
Consumo< 2 W pico
PesoInferior a 400 g;
Medidas3,5cm x 7cm x 10cm (LAP);
Tensão de LeituraDe 0 a 300 V fase-terra (0,2% de incerteza)
Comunicação ModularWi-I, GSM, LoRa ou LTE;
Corrente de LituraTC tipo Split Core (até 500 A) ou tipo Rogowski flexível (0 a 5.000 A)