Os circuitos para indução de corrente são destinados a ensaios que requerem altos níveis de corrente, geralmente com baixa ou nula tensão. Esses circuitos são normalmente utilizados em laboratórios e indústrias de equipamentos elétricos para diversos fins.
Laço de indução de corrente
O laço de corrente é constituído de um conjunto de unidades funcionais que operam simultaneamente com o circuito de ensaio (parte ativa) são formadas por software supervisório, controlador lógico programável (CLP), dispositivos de proteção e acionamento (disjuntores, DPS, relés e contatores), sensores de temperatura, hardware de aquisição e medidores de corrente.
Tradicionalmente os laços de corrente podem ser construídos a partir de dois circuitos básicos. O primeiro consiste na utilização de transformador de corrente (TC), no qual é conectado uma fonte de tensão variável (variadores de tensão ou fontes chaveada senoidal) no secundário para produzir a corrente no laço condutivo existente no primário do TC.
Vantagens
Esse modo construtivo do laço é utilizado principalmente para testes de leitura de medidores de corrente e se destaca por funcionar sem induzir tensão secundário.
Controle e acionamento
Concentrada em um computador lógico programável (CLP), alocado dentro do painel que compõe o sistema fornecido. O CLP utilizado é do tipo modular.
HVEX Acquisition
Software para controle, acionamento e análise dos ensaios que utilizam o laço de corrente. Pode ser utilizado para armazenar informações sobre clientes, fabricantes e equipamentos, bem como todos dados históricos de ensaios já realizados.
Hardware de Aquisição
Hardware alocado no painel do controle do laço. Essa unidade recebe o secundário dos sensores de corrente tipo Rogowski, e envia os valores via Ethernet, para o CLP, que os repassa por rede sem fio ao software supervisório que compõe o sistema de ensaio.
Medição de corrente e temperatura
O sistema é integrado por medidores de corrente e temperatura, cujos registros são integralizados com o software supervisório.
Benefícios de utilizar o Laço de indução de corrente HVEX
O circuito é alimentado de forma trifásica;
Controlado através de inversor de frequência, bancos de capacitores e filtro;
Medição de corrente Realizada por meio de transformador de corrente do tipo Rogowski;
São disponibilizados um total de 32 unidades para monitoramento de pontos quentes do corpo de prova;
Os sensores possuem flexibilidade para serem alocados em diferentes pontos do corpo de prova de acordo com os requisitos de cada ensaio;