background

Laço de indução de corrente

Os circuitos para indução de corrente são destinados a ensaios que requerem altos níveis de corrente, geralmente com baixa ou nula tensão. Esses circuitos são normalmente utilizados em laboratórios e indústrias de equipamentos elétricos para diversos fins.

laço induçao corrente laboratorio de ensaio hvex soluçao automatizaçao

Laço de indução de corrente

O laço de corrente é constituído de um conjunto de unidades funcionais que operam simultaneamente com o circuito de ensaio (parte ativa) são formadas por software supervisório, controlador lógico programável (CLP), dispositivos de proteção e acionamento (disjuntores, DPS, relés e contatores), sensores de temperatura, hardware de aquisição e medidores de corrente.

Tradicionalmente os laços de corrente podem ser construídos a partir de dois circuitos básicos. O primeiro consiste na utilização de transformador de corrente (TC), no qual é conectado uma fonte de tensão variável (variadores de tensão ou fontes chaveada senoidal) no secundário para produzir a corrente no laço condutivo existente no primário do TC.

Vantagens

Esse modo construtivo do laço é utilizado principalmente para testes de leitura de medidores de corrente e se destaca por funcionar sem induzir tensão secundário.

Controle e acionamento

Concentrada em um computador lógico programável (CLP), alocado dentro do painel que compõe o sistema fornecido. O CLP utilizado é do tipo modular.

HVEX Acquisition

Software para controle, acionamento e análise dos ensaios que utilizam o laço de corrente. Pode ser utilizado para armazenar informações sobre clientes, fabricantes e equipamentos, bem como todos dados históricos de ensaios já realizados.

Hardware de Aquisição

Hardware alocado no painel do controle do laço. Essa unidade recebe o secundário dos sensores de corrente tipo Rogowski, e envia os valores via Ethernet, para o CLP, que os repassa por rede sem fio ao software supervisório que compõe o sistema de ensaio.

Medição de corrente e temperatura

O sistema é integrado por medidores de corrente e temperatura, cujos registros são integralizados com o software supervisório.

Benefícios de utilizar o Laço de indução de corrente HVEX

O circuito é alimentado de forma trifásica;

Controlado através de inversor de frequência, bancos de capacitores e filtro;

Medição de corrente Realizada por meio de transformador de corrente do tipo Rogowski;

São disponibilizados um total de 32 unidades para monitoramento de pontos quentes do corpo de prova;

Os sensores possuem flexibilidade para serem alocados em diferentes pontos do corpo de prova de acordo com os requisitos de cada ensaio;

Dois anos de garantia;

laço induçao corrente laboratorio de ensaio hvex soluçao automatizaçao

Caracteristícas Técnicas

INFORMAÇÕESESPECIFICAÇÕES
Tensão - Alimentação380 V;
Isolamento- TransformadoresSeco (AN – ar natural);
Potência - Transformadores150 kVA;
Potência – Banco de Capacitores140 kVAr com todos os estágios acionados;
Tensão primário- Transformadores380 V;
Potência - Inversor de frequência75 kW;
Tensão secundário- Transformadores24 V Conexão série;
Conexão12 V Conexão paralelo;
Corrente nominal - Inversor de frequência113,62 A;
Tensão nominal entrada - Inversor de frequência380 V;